Você está usando um browser desatualizado.

Estou espirrando, meu nariz tá trancado e tá coçando meu olho: será que estou com COVID-19?

Se tem algo que aprendemos sobre a infecção pelo COVID-19 é que sua apresentação pode variar de totalmente sem sintomas até evolução grave. Dentro deste leque de possibilidades os casos leves podem ser confundidos com outros diagnósticos como infecções por outros vírus e até com rinite.
 
Rinite é uma disfunção ou inflamação de dentro do nariz que pode até ser ocasionada por vírus. Porém, a prevalência de rinite alérgica, sem relação com viroses de qualquer tipo, tem aumentado principalmente no sul do Brasil.
 
Estamos na primavera com mudanças de clima, pólens e ainda com um pouco de isolamento social o que nos expõe aos ácaros que são os principais causadores de alergia.
 
Mas na prática como podemos tentar diferenciar?
 
A infecção pelo COVID-19 tem como sintomas principais a tosse seca, febre, dor de garganta e falta de ar. Os pacientes relatam um cansaço fora do normal, uma dor de cabeça como nunca tiveram e com certa frequência ocorre perda do olfato ou do paladar subitamente.
 
Não se espera na infecção pelo COVID-19 haver coceira em nariz e olho ou aqueles espirros sem parar que chamamos espirros em salvas.
 
As diferenças podem ser bem discretas e é preciso o olhar de um médico em muitos casos.
 
Fica a dica que se febre não deve ser só um processo alérgico e um médico deve ser consultado.